14 de outubro de 2022

Patac e Coletivo realizam oficina de alimentação e sanidade de ovinos e caprinos em Soledade

Na manhã desta sexta-feira, 14, está sendo realizada uma oficina sobre alimentação e saúde dos caprinos e ovinos, no Assentamento Arcanjo, Soledade- PB.
A atividade reuniu cerca de 50 pessoas (mulheres, homens e jovens) e faz parte das ações do projeto de ‘Fortalecimento de Sistemas Familiares de Criação Animal com Raças Nativas na Paraíba’. A iniciativa foi a vencedora da chamada pública 01/2021, promovida pela Secretaria Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. Especificamente essa oficina ocorre hoje, com famílias agricultoras do território do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar, que faz parte da área de atuação do Patac, mas em outros territórios também estão acontecendo momentos de aprendizados e trocas de experiências como esse. Sobre o projeto - Trata-se de um projeto piloto que envolve quatro territórios de atuação da ASA-PB e tem como organização âncora a AS-PTA e o envolvimento do Patac, Centrac, Polo da Borborema, Coletivo, Folia e Casaco. A partir dessa experiência, pretende-se construir com o governo estadual um programa público mais adequado para as necessidades das famílias agricultoras portadoras de conhecimento sobre a criação dos animais nativos, sejam aves, caprinos ou ovinos. Na dinâmica das famílias rurais, os rebanhos representam a sua fonte de proteína animal e são também a poupança para quando houver necessidade de investimento de um valor alto, para estruturação da propriedade, quitação de empréstimos e custos com saúde na família. Além disso, os produtos derivados, como queijo, leite, carne e ovos também são fonte de renda para as famílias, além de garantir sua segurança alimentar.

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...