24 de fevereiro de 2023

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banquetaço’ na Praça da Bandeira, centro de Campina Grande-PB, das 10h às 12h. A atividade é uma mobilização social que visa marcar a volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA e chamar a atenção da sociedade para a problemática da fome.
Durante a manifestação, que acontece simultaneamente em diversos estados do país, serão servidos alimentos doados pelas famílias agricultoras de base agroecológica e entidades organizadoras, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o CONSEA, importante estrutura institucional de participação social que atua na criação, implementação e monitoramento das políticas públicas de soberania e segurança alimentar e nutricional. A programação terá início com ato público e apresentação da cantora Savanna Aires. Ao meio dia, quem estiver no local poderá se servir dos alimentos agroecológicos oferecidos no banquete. Em Campina Grande, o evento é promovido pelo CONSEA PB, Fórum Paraibano de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – FPBSSAN, organizações que integram a Articulação do Semiárido Paraibano – ASA Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba. O BANQUETAÇO é uma ferramenta de ação política no formato de banquetes públicos, intervenções artísticas e promoção de debates sobre a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para todas as pessoas e o papel fundamental do CONSEA no contexto alimentar do Brasil. O CONSEA é formado por representantes da sociedade civil e do governo, um órgão criado em 1993 que presta consultoria direta ao presidente da República com relação a diversos temas relacionados à saúde e alimentação, atuando em temas como o combate à fome, alimentação saudável, merenda escolar, agricultura familiar, presença de agrotóxicos ou de componentes geneticamente modificados em alimentos, estão entre os assuntos. Ao longo de sua atuação, o Consea foi o responsável pela criação de políticas de acesso a água para o consumo humano e para a produção de alimentos (Programa Um Milhão de Cisternas – P1MC, Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2 e Programa Cisternas nas Escolas), bem como as iniciativas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que vincula a compra de 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal à compra da Agricultura Familiar, a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Plano Safra da Agricultura Familiar e a Rotulagem dos transgênicos entre outros.

Um comentário:


  1. Ao PATAG – PB
    Se alguns dos que fazem o PATAC que conheciam Terezinha Pinheiro Moreira gostariam que fizessem um dom, escrevessem algo de suas lembranças com Terezinha para que eu possa partilhar num Blog onde coloco vários de seus escritos. Obrigada.
    Conceição Pinheiro
    moreira.mcp@gmail.com

    ResponderExcluir

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...