Uma reunião por videoconferência ocorreu no mês de junho, mais precisamente no dia (30), entre o secretário, Luiz Couto e instituições que pesquisam sobre as raças nativas, discutiram a formatação de uma proposta de um projeto piloto que viabiliza a preservação e valorização desses animais.
Com o objetivo de envolver instituições num projeto de preservação das raças nativas, na Paraíba, pesquisadores e representantes do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e da Articulação do Semiárido Paraibano (Asa – PB), apresentaram ao secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), Luiz Couto, uma proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho "Criação Animal" que busca recursos financeiros para viabilizar o projeto de preservação dessas raças.
Neste sentido, o secretário, está empenhado em trabalhar junto aos pesquisadores e técnicos da SEAFDS, para buscar recursos que possam fortalecer a execução do projeto piloto que vai beneficiar as raças nativas na Paraíba.
"Nós vamos buscar meios para que esses animais sejam preservados e só
através de projetos como esse aqui apresentado, com base na pesquisa em que
mostra o quão importante é, viabilizar a preservação desses animais que faz parte
da nossa cultura nordestina e estão
aqui, desde o Brasil colônia. Vamos tentar junto aos órgãos do Governo do
Estado e também por emendas parlamentar para dar condições desse projeto ser
executado. Todos saem ganhando, pois estamos preservando os animais tipicamente
nosso", falou o Secretário.
Participaram da reunião, além do secretário, pesquisadores da do INSA, representantes da equipe de técnicos da SEAFDS, chefe de gabinete e os idealizadores do Projeto Piloto.
Informações e foto: Ascom da SEAFDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário