23 de abril de 2021

No dia da Caatinga: Organização Social Patac lançará projeto para o Semiárido paraibano com o patrocínio da Petrobras

 No dia em que se comemora o dia Nacional da Caatinga, 28 de abril, o Patac e o Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar lançarão o projeto: ‘Florestando o Semiárido: Agricultura Familiar Guardiã da Caatinga’. O evento acontecerá de forma remota, através da plataforma Zoom, a partir das 15h.


A atividade será realizada em um clima de muita alegria com a participação das famílias agricultoras, equipe Patac, lideranças do Coletivo, organizações parceiras, representantes de escolas e gestores públicos. Terá também apresentações culturais em forma de poesias e músicas, celebrando toda a diversidade que envolve esse Bioma tão rico e cheio de mistérios.

O link de acesso ao evento será: https://is.gd/lancamentoflorestandosemiarido, também vamos contar com a transmissão simultânea através das redes sociais Facebook: https://www.facebook.com/Florestando-o-Semi%C3%A1rido-102119021464381  e pelo Canal do YouTube da Articulação do Semiárido Paraibano (Asa Paraíba):  https://www.youtube.com/channel/UCRHmI9vshpMF2TIegKJJtdg

 

Sobre o projeto - Tendo o Semiárido paraibano e o Bioma Caatinga como cenários, o projeto está voltado para a agricultura familiar camponesa, na perspectiva agroecológica,  priorizando ações com mulheres agricultoras, crianças e adolescentes de escolas da região. 


As principais ações - Recuperação de 85 hectares de áreas degradadas, através da implantação de Sistemas Agroflorestais (Saf’s), multiplicação de campos de espécies forrageiras e de sementes crioulas; Formação para 350 participantes diretos e cerca 500 participantes eventuais sobre manejo sustentável das propriedades; Promoção de iniciativas para reverter processos de degradação do solo, preservar cursos d’água, através de implementações de inovações sustentáveis de manejo do solo (30 barragens de base zero) e de 80 sistemas de tratamento e reuso da água para a produção de alimentos; Fomentar o debate sobre a equidade de gênero e autonomia das mulheres/enfrentamento à violência doméstica/divisão sexual do trabalho; Formação de 160 crianças e adolescentes de escolas rurais de ensino fundamental, através de atividades relacionadas à educação ambiental.

Contará com o patrocínio da Petrobras e terá duração de dois anos. Sua abrangência territorial será em 12 municípios do Estado da Paraíba, que fazem parte do território do ator social Coletivo, sendo esses: Boa Vista, Cubati, Gurjão, Juazeirinho, Olivedos, Pedra Lavrada, Pocinhos, Santo André, São João do Cariri, São Vicente do Seridó, Soledade e Tenório, localizados na Região Semiárida, nas microrregiões do Cariri, Seridó e Curimataú.

Um comentário:

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...