2 de abril de 2014

1ª FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE CUBATI REUNIU SEIS COMUNIDADES DE FAMÍLIAS AGRICULTORAS

Foto: Rogéria Campos
A 1ª Feira da Agricultura Familiar de Cubati aconteceu na última semana de março, mais precisamente no dia 26, e reuniu as comunidades de Capoeiras, Coalhada, São domingos, Canoa velha, Abreu e Cubati. Uma diversidades de produtos cultivados a partir da prática agroecológica  permitiu a quem passou no local adquirir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. Ovos de guiné e galinha de capoeira, manteiga da terra, queijo, coelhos (filhotes vivos), mel, doces, polpas de frutas (umbu e acerola), bolos (batata e nata), biscoitos, jerimum, berinjela, pimentão, maxixe, feijão verde, coentro, cebolinha verde, couve, cebola branca (medicinal), macaxeira, melancia e limão, são exemplos do que foi vendido.
Foto: Rogéria Campos
O objetivo das famílias agricultoras é comercializar o excedente de sua produção de origem vegetal e animal. A ideia surgiu em 2012,  depois da Jornada Inclusiva no município, que permitiu que  as mulheres das comunidades de Capoeiras, Coalhada e São Domingos (assentamento), colocassem uma banca para vender o excedente da sua produção de alimentos, elas obtiveram sucesso nas vendas e ficaram estimuladas para continuar comercializando em eventos, depois resolveram vir para a sede do município o que aumentou a freguesia, divulgou os produtos e alcançou outras formas de comercialização.
Foto: Rogéria Campos
Nesta primeira versão, a comunidade escolar da Escola Yolanda Chaves de Lima prestigiou o evento, além de outras entidades e parceiros como:. A Assessoria - Sócio - Organizativa PATAC  e a Coordenação do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura  Familiar do Cariri, Seridó e Curimataú.
Dentre as famílias que estão neste processo de comercialização, estão também as que fazem parte do Projeto Vida no Semiárido, patrocinado pela Petrobras, que visa a promoção da segurança alimentar e renda para as famílias agricultoras.
A feira irá acontecer uma vez por mês,  na última quarta- feira, a partir das 6h, em frente ao Salão Paroquial.




2 comentários:

  1. procuro por alguem cltive umb gigante para parceria

    ResponderExcluir
  2. Sou um defensór da Cultura do umbu estou a procura de pessoas que tenha interesse em formar um grupo de estudo luiz eles 84 999668683

    ResponderExcluir

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...