22 de julho de 2019

Intercambio entre juventudes camponesa de vários lugares da América Latina reúne diversidade de saberes


Começou nesta manhã de segunda-feira (22) o Intercâmbio de Saberes nos Semiáridos da América Latina, com o tema Juventudes e Agroecologia. O encontro reúne cerca de 100 pessoas, entre jovens e técnicos, do Semiárido brasileiro e latino-americano.

A manhã do primeiro dia começou com a acolhida e apresentação dos participantes e dos símbolos trazidos de suas regiões, estados e países. Em seguida, foi dado início do primeiro de três painéis que acontecerão durante toda a semana, para falar de Juventudes e Agroecologia: desafios para o bem viver nos Semiáridos. Participaram do painel o GT de Juventudes da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia, a Pastoral da Juventude Rural e representantes do Povo Xukuru e do Chaco Tradicional.

Além de fortalecer e aproximar as juventudes dos Semiáridos latino-americanos, a caravana possibilitará, a partir de visitas a experiências em Pernambuco e na Paraíba, a troca de saberes entre as juventudes.


Na noite desta terça-feira (23) a comitiva deverá chegar a Campina Grande onde ficarão hospedados no Day Camp Hotel Fazenda e serão recepcionados por uma mística preparada pelo GT de Juventude da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba).

Durante todo o dia da quarta-feira (24) a programação será de formação e socialização das experiências das juventudes de quatro territórios da Paraíba distribuídos assim pelas regiões da Borborema, Cariri, Seridó e Agreste.

Já quinta-feira dia (25) os participantes deverão se deslocar até as propriedades para conhecerem as experiências da juventude de convivência com o Semiárido em seus lugares. Farão um passeio pelas experiências das dinâmicas da ASA Paraíba nos territórios do Folia (Agreste), Polo (Borborema), Casaco (Cariri Oriental) e Coletivo (Seridó).

O Intercâmbio é uma realização do FIDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, Plataforma Semiáridos da América Latina, Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), Entidade de assessoria a Agricultura Familiar (PATAC) e Agricultura Familiar e Agroecologia (ASPTA), em parceria com a FUNDAPAZ, International Land Coalition, Terre des Hommes e Serviço Mundial de Igrejas (CWS).


Texto: Miguel Cela
Edição de texto: Simone Benevides
 Fotos: Ronald Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...