11 de julho de 2011

ASA-PB realiza 1º Encontro de Acesso a Mercados em Campina Grande

Entre os dias 12 e 13 de julho, será realizado o I Encontro de Acesso a Mercados da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB), no auditório do Day Camp Hotel Fazenda, situado no Sítio Lucas, em Campina Grande-PB.
Com o objetivo de mapear as experiências de comercialização existentes nas diversas regiões de atuação da ASA-PB, o encontro se propõe a ter um olhar direcionado para as feiras agroecológicas, para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Segundo Zilma Rubia, coordenadora do Coletivo Regional das Organizações de Agricultores e Agricultoras Familiares do Cariri, Curimataú e Serido Paraibano, o encontro se propõe ainda em entender o papel desenvolvido pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) no processo de construção de espaços alternativos de comercialização dos produtos da Agricultura Familiar Agroecológica. “Um dos objetivos do encontro é sabermos, enquanto ASA, quais as experiências que temos com comercialização nas diversas regiões de atuação da articulação e como estas estão se dando em cada uma delas. Entendendo o papel que o P1+2 esta tendo nessa comercialização”, afirma Zilma.
Dentro da programação também está previsto um momento de discussão sobre a legislação de acesso a mercados. A atividade está planejada com o objetivo de compreender os desafios que as famílias ainda precisam enfrentar para se adequar as exigências das leis e normas que envolvem os processos de comercialização da agricultura familiar atualmente no país.
Cerca de 50 pessoas, entre agricultores/as, lideranças comunitárias e jovens, envolvidos nas dinâmicas de comercialização de oito regiões, estão previstas para participar do encontro nesta próxima semana.

Patrícia Ribeiro
Comunicadora Popular
PATAC - ASA


PROGRAMAÇÃO
12/07/11

Hora
Atividade
08:00
Café da manhã
08:30
Inscrição dos participantes
09:00
Mística de Abertura apresentação dos participantes
09:30
Apresentação dos objetivos do encontro
09:40
Painel: Conhecendo as experiências de acesso a mercados nos territórios microrregionais da ASA PB. Construção do Mapa das experiências de acesso a mercados da ASA PB.
11:00
Socialização do mapa seguido de uma roda de dialogo para complementações. Síntese dos processos de acesso aos mercados olhando a realidade estadual.
12:30
Almoço
14:00
Discutindo as formas de acesso aos mercados: Grupos de Trabalho a partir das experiências: PAA
16:30
Lanche
16:45
Retornos dos trabalhos em grupos e socialização em plenária e debate
19:00
Jantar festivo, forró e alegria – Forró da ASA: recordando São João, São Pedro e Santo Antônio com apresentação de quadrilha.


13/07/11

Hora
Atividade
07:00
Café da manhã
08:00
Técnica de integração
08:20
Painel: A legislação de acesso aos mercados (SUASA/SIM/SIF, Lei de orgânicos, vigilância sanitária). SECAFES e Debate.
10:30
Lanche
10:45
Painel: O papel dos mercados no fortalecimento da Agricultura Familiar. (convivência com o semiárido, SAN)
12:30
Almoço
13:30
Trabalhos em grupos por dinâmicas territoriais: aprofundar a discussão a partir do que foi visto refletindo às dinâmicas territoriais. Compromisso da região de como vai fortalecer os processos de acessos aos mercados na região e como pensar sua contribuição dentro da rede estadual da ASA PB.
14:30
Retorno dos grupos socialização em plenária e encaminhamentos.
16:00
Mística de encerramento

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...