15 de dezembro de 2011

Por que cortar parceria com a ASA?

O Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social se sente atingido, sofre junto e denuncia o absurdo da decisão do governo federal, via MDS, de não dar continuidade à parceria entre Governo e o absolutamente necessário trabalho da Articulação do Semi-Árido – ASA.

Como não há motivos ligados à gestão dos recursos públicos administrados pelas entidades que atuam em conjunto e em rede na ASA, a motivação governamental deve estar assentada na mudança de estratégia para a multiplicação numérica de cisternas no Semi-Árido: em vez de parceria com a sociedade civil, atuar exclusivamente através dos governos estaduais e municipais da região. Com isso, obviamente, foge-se ao debate, absolutamente necessário, sobre a opção de multiplicar rapidamente o número de cisternas abandonando a metodologia da ASA e impondo cisternas de plástico.


Quem ainda não sabe que iniciativas vindas de cima, via governos e executadas por empresas, cujos interesses se limitam aos lucros, são mais caras e não alcançam os objetivos sociais anunciados? Há experiências seculares que demonstram que esse tipo de opção só serve para desvios ou maus usos dos recursos públicos e para aumentar o poder oligárquico local, aprofundando a dependência das pessoas e comunidades que se encontram em situação de miséria promovida.

Diante disso, nossa solidariedade com todas as entidades participantes da ASA quer ser, ao mesmo tempo, um estímulo à justa indignação e às mobilizações que visam a derrubada desta decisão autoritária do governo federal, e uma denúncia do equívoco das políticas públicas governamentais que se negam atuar em parceria com boas organizações da sociedade civil.

A Caatinga e seus povos já contam com as mudanças positivas, ligadas à melhoria das condições de vida e aos avanços na prática da cidadania, promovidas pelo programa de Convivência com o Semi-Árido através dos projetos comunitários e participativos da ASA.

Por políticas públicas definidas e executadas com participação democrática da sociedade civil popular organizada!

Pelo retomada imediata da parceria do governo com a ASA!

Brasília, 15 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...