1 de julho de 2013

Pedreiros participam de capacitação e trocam experiências em Barra de Santana



Com o objetivo de qualificar novos e experientes pedreiros nos aspectos técnicos, sociais e nas relações interpessoais, a Unidade Gestora PATAC, reuniu-se nesta terça-feira, 25/06, em  Mororó, distrito de Barra de Santana, localizado no Cariri do Estado da Paraíba, com pedreiros deste município e do município vizinho de Gado Bravo, que irão construir  44 cisternas (calçadão e de enxurrada) do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), nestas cidades.

“As escavações já começaram. Estamos nos reunindo com os pedreiros que irão trabalhar nestas construções para trocar experiências e melhorar a qualidade das cisternas de placa  pré-moldadas”, conta Eriberto Teixeira, animador do PATAC.

Givailton de Souza Simões, 41 anos, morador do sítio Lagoa de Dentro, de Gado Bravo, é um dos 13 pedreiros que participaram do encontro. Ele conta que a capacitação foi proveitosa. “Essa capacitação é muito boa pra gente que é pedreiro. Eu já construí cisternas em Boqueirão, Mogeiro e Gado Bravo, mas conhecimento nunca é demais”. 

Já para Antônio Manuel da Silva, 48 anos, de Gado Bravo, ensinar é uma missão. “Chega um momento na vida que a gente tem que parar, por isso é importante passar o que a gente aprendeu na vida e na profissão para que outras pessoas continuem o trabalho”. Em 1993 Antônio foi para o Rio de Janeiro e trabalhou na construção civil. Com 20 anos de profissão, ele retornou para sua cidade e está ajudando na construção das cisternas de placa. “Já construí com meus amigos umas 24 cisternas pequenas, agora quero fazer a grande. O trabalho não pode parar”, comenta Antônio. 

No encontro, os pedreiros e os animadores do PATAC, Eriberto Teixeira e Afonso Martins, debateram sobre os resultados e desafios dos Programas P1MC e P1+2 e a qualidade das construções. Os pedreiros também foram orientados sobre as suas responsabilidades, papel das famílias, animadores da UGT e animadores municipais, onde também foi realizado um planejamento das construções que deverão começar no início de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...