2 de fevereiro de 2015

Patac celebra seus 45 anos de história


O Patac, entidade de assessoria sócio-organizativa que atua no território do Cariri, Curimatau e Seridó  celebrou no último sábado,  dia 31, no Day Camp Hotel Fazenda, uma assembleia comemorativa aos seus 45 anos de ações no Semiárido local.
Com a presença de vários sócios, funcionários, representantes do território e  da Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR), na pessoa de Pe. Cristiano, que  na ocasião representou um dos fundadores do Patac, irmão Urbano (CSsR), os participantes fizeram um resgate histórico passando pelas décadas de 70, 80, 90, 2000 e 2010 até os dias de hoje, onde muitos depoimentos emocionados relataram aspectos de luta, convivência, resistência e solidariedade, construídos junto as famílias agricultoras.
O Patac atua no Território do Cariri com aprimoramento de tecnologias simples para pequenos agricultores/as e tem como parceiro importante, o Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar que compõe 11 municípios (Soledade, Juazeirinho, Olivedos, Pedra Lavrada, Cubati, São Vicente do Seridó, São João do Cariri, Santo André, Gurjão, Pocinhos e Tenório), além desses, a entidade está iniciando a execução de um novo projeto na cidade de Monteiro.
Os projetos estão ligados às famílias agricultoras em transição agroecológica, e além das ações institucionais, também são realizados em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) e ASA Paraíba e buscam fortalecer o acesso a água e a sementes crioulas, também estimular a autonomia dos agrossistemas familiares apoiando a produção nos quintais, a criação animal (médio e pequeno porte) e o acesso ao mercado, valorizando a cultura local.
Depois da Assembleia alusiva aos 45 anos, foi servido um almoço e um bolo aos sócios, convidados e familiares presentes. 
Ainda como parte das comemorações serão realizados, este ano, um Seminário, a produção de um vídeo  e um evento festivo no território com as famílias apoiadas pelas ações. Também foi lançada a logomarca dos 45 anos e todo material de comunicação produzido em 2015 será comemorativo com o slogan:  Patac 45 anos, Semeando Resistência e Vida no Semiárido.


Simone Benevides
Comunicadora Patac/ Asa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...