27 de maio de 2019

Município de Soledade-PB sediará 8ª Festa Estadual das Sementes da Paixão



Com o tema “Comunidades guardiãs: protegendo a biodiversidade e garantindo alimentação saudável”, acontecerá no município de Soledade, no Cariri Paraibano, de 5 a 7 de junho, a oitava edição da “Festa Estadual das Sementes da Paixão”. A Festa, que acontece a cada dois anos, é uma iniciativa da Articulação do Semiárido Paraibano – ASA Paraíba, uma rede de organizações não governamentais, sindicatos e associações de promoção da agricultura familiar agroecológica. A ASA Paraíba integra a Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil que está organizada também nos outros nove estados do Semiárido: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.


O local do evento será o Clube Recreativo de Soledade, localizado à Rua Prefeito Inácio Claudino, nº 180, Centro. A programação terá uma feira de produtos agroecológicos e sementes aberta ao público nos três dias de evento. No primeiro e segundo dias, haverá uma formação voltadas para 200 agricultores vindos das sete microrregiões onde a ASA Paraíba atua (Cariri Oriental e Ocidental, Seridó, Agreste, Curimataú, Média Sertão, Alto Sertão e Borborema).



No segundo dia de evento, os participantes irão se dividir em 5 oficinas simultâneas, parte delas acontecerá nas comunidades rurais da região. Já no último dia de evento, 07 de junho, haverá ato público e uma caminhada pelas ruas centrais da cidade com a presença de cerca de mil pessoas.


A Festa Estadual tem como principais objetivos fortalecer o intercâmbio de experiências entre as famílias na gestão e conservação sementes e refletir sobre o avanço dos transgênicos no estado da Paraíba, suas ameaças para a conservação das sementes crioulas, bem como definir estratégias de enfrentamento. Outro objetivo é construir propostas para subsidiar a formulação de políticas públicas de sementes no Estado da Paraíba.

Sementes da Paixão - “Sementes da Paixão” é o termo pelo qual ficaram conhecidas na Paraíba as sementes nativas, ou crioulas, adaptadas às condições climáticas e ambientais locais. Estas sementes constituem em um patrimônio genético selecionado e preservado por famílias agricultoras há várias gerações, os “guardiões e guardiãs”. Elas são armazenadas em silos, tonéis ou garrafas pet em bancos de sementes comunitários ou familiares espalhados pelo estado como uma estratégia para se ter a semente sadia e segura no momento certo de plantar, garantindo autonomia e segurança alimentar para os agricultores. O nome veio da "paixão" que os agricultores tem pela sua semente.


Programação:


05 de junho, quarta-feira:



19h - Abertura Oficial da Festa Estadual das Sementes da Paixão e Feira e Feira de Sabores e Saberes



06 de agosto, quinta-feira:



8h - Plenária: Reafirmação das lutas, conquistas e perspectivas para produção de sementes crioulas na Paraíba
1. Atualização do avanço dos transgênicos e sugestões de enfrentamento (GT Biodiversidade ANA);
2. Papel das pesquisas e as sementes da paixão (Embrapa);
3. Perspectivas sobre o Programa de Sementes Crioulas (Governo da Paraíba);
Debate



12h – Almoço



14h - Oficina 1: Atualização sobre o avanço dos transgênicos e estratégias de Resistencia nos Territórios da ASA Paraíba. Local: Comunidade Pedra D’água dos Martins, São Vicente do Seridó.


Oficina 2: Papel das pesquisas no resgate das sementes da paixão e proteção contra avanços dos transgênicos. Local: Soledade

Oficina 3: Ameaça dos transgênicos para criação animal. Local: Soledade)

Oficina 4: O papel dos bancos comunitários de sementes na conservação do patrimônio genético e no enfrentamento à contaminação dos transgênicos.Comunidade Capoeiras e Coalhada. Local: Cubati


Oficina 5: As sementes da paixão e a comida de verdade no campo e na cidade

Experiência da Escola Municipal de Soledade e CENEP. Local: Escola de Soledade 
(todxs os participantes dessa oficina deverá usar calça e no caso das mulheres, saia longa, em cumprimento as normas da escola)


18h – Jantar

19h – Noite Cultural e Feira de Sementes da Paixão 
Teatro – Atuais hábitos alimentares (Grupo Caras e Bocas);

- Falas sobre a comida de verdade;
- Continuidade da Feira de Sementes;
- Barraca de realização de testes de transgenia e emissão de certificado livre de transgênicos



07 de agosto, sexta-feira:



8h – Acolhida das Caravanas



9h10 – Caminhada



11h - Plenária de Encerramento e Afirmações de Compromissos



Falas políticas: Agricultor e Agricultora, CONSEA; ASA Brasil, Embrapa, Gestores públicos (Governo do Estado); ASA Paraíba.
13h - Encerramento



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...