14 de maio de 2019

Rede de Sementes da Asa Paraíba realiza atividades preparatórias para a 8ª Festa Estadual das Sementes da Paixão


A Rede de Sementes da Articulação do Semiárido Paraibano (Asa Paraíba) está em pleno processo de preparação para a realização da 8ª Festa Estadual das Sementes da Paixão, que se realizará nos dias 5,6 e 7 de junho, no território do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar, área de atuação da entidade de assessoria – Patac.


O município escolhido para sedear a festa é Soledade, que receberá caravanas de agricultores e agricultoras experimentadores vindas dos diversos territórios que compõem a Asa Paraíba.

O processo de formação e preparação da festa está no âmbito territorial e vários momentos, em rede, já foram partilhados nas últimas semanas. No último dia (30) de abril, aconteceu em Soledade, uma reunião com toda a Rede de Sementes da Paraíba para que fossem definidas as comissões de organização da festa (Metodologia, Infraestrutura, Mística, Comunicação e Finanças), aqui também foram definidas a identidade visual e o tema: ‘Comunidades guardiãs: Protegendo a Biodiversidade e Garantindo Alimentação Saudável’.

Já no dia (07) de maio, a rede teve um importante momento onde foram discutidas pautas, na perspectiva da construção de uma Política Estadual das Sementes da Paixão, com representantes do Governo do Estado, das Secretarias de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca- Sedap e da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido.

E na próxima quinta-feira, dia (16) o Coletivo e Patac, realizará também em Soledade, na casa de eventos ‘Celebrar’, mais um dia de formação, desta vez para lideranças agricultoras específicas deste território.

A 8ª Festa Estadual das Sementes da Paixão irá refletir sobre os grandes desafios para conservar as sementes crioulas diante dos repetidos períodos de estiagem, os perigos das contaminações por agrotóxicos e transgênicos, e também sobre a construção de uma Política Estadual das Sementes da Paixão. O evento terá uma grande Feira da Agricultura Familiar aberta ao público durante os três dias. No segundo dia (06), acontecerá os momentos de reflexão e formação para as mais de 200 pessoas convidadas e no último, dia (07), um grande ato público será realizado com uma caminhada pelas ruas de Soledade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...