13 de setembro de 2019

Famílias Agricultoras participam de oficina sobre: ‘Produção e Coleta de Sementes Florestais e Produção de Mudas’


Na manhã da última quinta-feira (12), a comunidade Canoa de Dentro, município de Pedra Lavrada-PB acolheu cerca de 30 agricultores e agricultoras para a realização de uma oficina sobre:  ‘Produção e Coleta de Sementes Florestais e Produção de Mudas’. A atividade teve como facilitadora a professora, Carminha Learth, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos.

            Os principais objetivos foram possibilitar as trocas e fortalecimento de conhecimentos sobre as sementes florestais da Caatinga e as melhores formas de coleta dessas sementes, bem como, discutir sobre as práticas e a importância da produção de mudas das espécies florestais para o reflorestamento da Caatinga e recuperação dos solos no Semiárido. 

            Segundo Alex Barbosa, liderança agricultora do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar, a oficina foi um momento de grande aprendizado entre os saberes acadêmicos e populares em relação ao reflorestamento a partir das mudas nativas, bem como, no tocante a recuperação do solo.  “Avalio como um momento de construção de conhecimentos e boas orientações sobre a produção de mudas nativas do Semiárido, para a recuperação de áreas degradadas, sabíamos que estávamos produzindo mudas, mas precisamos avançar em várias questões, com certeza nosso olhar para a produção de mudas e recuperação de solos do Semiárido começa a se ampliar”, disse ele. 

            Os principais pontos encaminhados pelos participantes da oficina foram: Ampliar a coleta e armazenamento das sementes florestais; fortalecer a produção de mudas das espécies florestais com o objetivo de reflorestar a Caatinga e recuperar as áreas degradadas nas comunidades dando continuidade ao processo de formação junto as famílias agricultoras, técnicos e técnicas para refletir sobre essa temática.   
                   

            O evento foi realizado pelo Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar e pela a entidade de assessoria -  Patac, em parceria com a UFCG (Campus Patos). A atividade faz parte do projeto apoiado pela Fundação Alemã Misereor.

Texto: Raquel Nunes
Edição: Simone Benevides
Fotos: Alex Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...