5 de dezembro de 2019

Dia Nacional da Economia Solidária será celebrado em Soledade


O ‘Dia Nacional da Economia Solidária’, no Brasil, é comemorado em 15 de dezembro. Para celebrar essa data tão importante para as famílias agricultoras em transição agroecológica, no território do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar – Coletivo, será realizada na próxima segunda-feira, dia 09, uma atividade em Soledade - PB.

O evento terá a realização da Feira Agroecológica, a partir das 7h, em frente à Casa da Economia Solidária (Ecosol), na praça central, com a participação de outros territórios e organizações da Articulação do Semiárido Paraibano - ASA Paraíba, como, Coletivo Asa Cariri Oriental (Casaco) e Polo da Borborema (Aspta).  

Contará também com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Soledade, através do Grupo de Mulheres da Secretaria de Ação Social e também representantes do Governo do Estado da Paraíba, da Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesol).

A data tem o objetivo de incentivar a defesa do trabalho associado e voluntário, a partir do desenvolvimento sustentável e do respeito à vida com justiça social.

O principal intuito do Movimento de Economia Solidária do Brasil é fomentar a criação de políticas públicas nacionais de economia solidária. O território do  Coletivo  em parceria com a entidade de assessoria sócio organizativa – Patac, tem se preocupado em fortalecer a economia solidária entre as famílias agricultoras, a partir dos Fundos Rotativos Solidário (FRS), Grupo de Trabalho (GT) em  Comercialização, Feiras Agroecológicas municipais/locais e espaço de comercialização dos produtos das famílias agricultoras, conhecido como ‘Bodega Agroecológica’ que existe há 11 anos, e que hoje,  a partir de uma parceria com o Governo da Paraíba e prefeitura, funciona na Casa da Economia Solidária, em Soledade, às margens da BR- 230, diariamente das 8h às 17h.

Esse evento conta com a parceria do Coletivo, Patac, Governo do Estado da Paraíba, Procase e IDS.

Histórico do Dia Nacional da Economia Solidária - O Dia Nacional da Economia Solidária foi criado em homenagem ao ambientalista Chico Mendes, que nasceu em 15 de dezembro de 1944. Chico Mendes ficou conhecido pela luta em defesa dos seringueiros da Bacia Amazônica, através da conscientização das empresas em preservar a floresta nativa.

O ativismo ecológico de Chico Mentes ganhou dimensões internacionais. O Movimento de Economia Solidária do Brasil decidiu que o dia 15 de dezembro deveria ser dedicado à nobre causa que representou a vida de Chico Mendes: o Dia Nacional da Economia Solidária.

Texto: Simone Benevides
Imagens: Disponibilizada na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...