10 de dezembro de 2019

Comunidades se reúnem e discutem: O papel das comunidades guardiãs das Sementes da Paixão e livres de transgênicos


Aconteceu nesta terça-feira, dia 10, no Assentamento Pedra D’água dos Martins, em São Vicente do Seridó-PB, um encontro com agricultores e agricultoras familiares da localidade e de comunidades vizinhas, como: Alto do Umbuzeiro e Santa Cruz, para juntos refletirem sobre o papel das comunidades guardiãs das Sementes da Paixão e livres de transgênicos.

Os momentos vivenciados foram muito importantes para fortalecer a luta em defesa da diversidade de Sementes da Paixão e para valorizar o papel das famílias agricultoras guardiãs que vem construindo suas histórias e tornando suas comunidades guardiãs das Sementes Crioulas.
Além disso, no encontro foram construídas várias estratégias para o enfrentamento as ameaças ao avanço dos transgênicos no território. Dentre os pontos marcantes dessa atividade destaca-se a participação e atuação da juventude camponesa que assumiram o compromisso de realizar essas ações junto as comunidades, como por exemplo, irão se envolver na implantação de um campo de multiplicação de milho da paixão, que será feito no próximo ano, na comunidade Pedra D’água dos Martins.
Animados e animadas para continuar na luta em defesa desse importante patrimônio genético, para superar os desafios, as famílias agricultoras avaliaram que o encontro foi significativo e estão ansiosos/as aguardando as chuvas para continuarem multiplicando e reproduzindo as Sementes da Paixão nas comunidades.
O encontro foi realizado pela Comissão Sementes do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar e pelo Patac.

Texto e Fotos: Raquel Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...