8 de setembro de 2021

Irmão Urbano, uma vida dedicada ao povo simples

 

Na última segunda-feira, dia 06, o Semiárido se despediu de um dos seus maiores incentivadores e inventores, o Irmão Urbano. Ele, tendo como nacionalidade à Holanda, veio para o Brasil como religioso, ainda muito jovem, através da Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R) – Redentoristas e professou seus votos como Irmão e não como Padre, segundo as pessoas mais próximas, ele dizia que era para ter mais tempo a dedicar as causas do povo.  E assim foi durante seus 95 anos.

Irmão Urbano idealizou e criou o Patac há 51 anos, junto desta realização desenvolveu tecnologias simples que permitiu as pessoas, autonomia e geração de renda. Para convivência com o semiárido deixou grandes possibilidades como a máquina de tela, o reuso de água, os cuidados com a conservação do solo e o incentivo a alimentação saudável e segurança alimentar a partir das hortas familiares e conservação das sementes crioulas.

Possibilitou a construção de moradias com técnicas simples e de baixo custo, apoiou as juventudes em ações inovadoras de profissionalismo e coletividade e deixou a lição da humildade e gentileza em cada gesto emitido aos mais simples.

Para o Patac fica a missão de continuar seu legado junto às famílias agricultoras de todo o Semiárido, e em especial da Paraíba, na região do Cariri, Seridó e Curimatau, território de atuação da entidade.

Irmão Urbano! Presente, presente, presente...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...