8 de outubro de 2021

RAÇAS DE ANIMAIS NATIVOS SÃO PRESERVADAS PELAS FAMÍLIAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO

 

No Semiárido não só às sementes vegetais são consideradas crioulas. As raças de animais nativos da região também são consideradas sementes crioulas ou Sementes da Paixão, como assim são conhecidas na Paraíba.

No território de atuação do Patac, junto ao Coletivo de famílias agricultoras, existe muitas mulheres guardiãs das sementes das galinhas de capoeira. Essa criação tem uma grande importância para a segurança e soberania alimentar das famílias e também para gerar renda para as mulheres e jovens.



É comum nos quintais encontrarmos uma variedade de raças nativas de galinhas (pedrês, canela preta, pescoço pelado, vermelha, canela amarela, etc.), essas aves, adaptadas a região, são mais resistentes e saudáveis, se diferenciam das galinhas e frangos criados em grande escala, o que na Paraíba chamamos de caipirão. Além da carne saudável e saborosa, as galinhas de capoeira também produzem os ovos, que são excelentes para a saúde, devido à proteína que oferecem para alimentação humana.  

A alimentação das galinhas pode ser manejada através dos restos de cultura (sobra da comida, mato verde, ervas medicinais e frutas da região) e a higiene dos criatórios também é feita de forma rápida e simples. Tudo isso permite um excelente alimento, saudável e de baixo custo para as famílias agricultoras.

A agricultora Rosymeire Posse, da comunidade Santa Luzia, de Soledade-PB, é uma guardiã das galinhas de capoeira.


O Projeto Florestando o Semiárido, realizado pelo Patac e patrocinado pela Petrobras apóia essa iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...