4 de fevereiro de 2022

Florestando o Semiárido realiza Intercambio entre famílias agricultoras

 Agricultoras e agricultores do território do Coletivo Regional das organizações da Agricultura Familiar do Cariri, Seridó e Curimataú, assessoradas pelo Patac, participaram de um intercambio de conhecimento na propriedade de Vilmar e Maria Silvanete Lermen, agricultores experimentadores da Serra dos Paus Dóias em Exú (PE). A atividade é uma iniciativa do projeto ‘Florestando o Semiárido’, patrocinado pela Petrobras.


Através das experiências desenvolvidas pela família camponesa, muitas trocas foram possíveis entre os dois estados sobre práticas sustentáveis de manejo do solo e a implantação de sistemas agroflorestais (Saf’s) visando à produção de alimentos agroecológicos.

Na propriedade do casal, tem duas cisternas de 76 mil litros e fogão geoagroecológico, já na Associação dos Agricultores (as) Familiares da Serra dos Paus Dóias (Agrodóia), da qual fazem parte, tem cisterna de 76 mil litros, jardim filtrante adaptado, fossa séptica, biodigestor, biofertilizante e agroindústria, onde são fabricados doces, geléias, licores, óleos essenciais e mel.

Tudo isso fez com que a propriedade se tornasse um modelo a ser mostrados aos inúmeros visitantes que o casal recebe.


Para a agricultora Edilene Monteiro, da comunidade quilombola Santa Rosa de Boa Vista-PB, o intercâmbio foi riquíssimo “Muito importante para todas e todos que vieram em busca de conhecimento, vou levar para o quilombo informações importantes e uma diversidade de mudas para fortalecer os quintais produtivos das famílias. Isso gera autonomia e sobrevivência para nosso território”

 

Para saber mais:

(83) 99319 0663/ Ascom Patac

(87) 9937-1999 /Vilmar e Maria Silvanete Lermen

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...