25 de agosto de 2011

Mulheres inauguram Casa de Beneficiamento de produtos da agricultura familiar

Patrícia Ribeiro - comunicadora popular da ASA
Campina Grande | PB
25/08/2011

O 1º Centro de Cidadania das Mulheres do município de Pedra Lavrada será inaugurado dia 3 de setembro (sábado), às 9h, na comunidade Canoa de Dentro. No espaço, funcionará a Casa de Beneficiamento do Grupo Mulheres Filhas da Terra, que produzirá alimentos derivados de produtos da agricultura familiar.

O grupo existe há cerca de três anos. Porém muito antes seu início, as mulheres da comunidade desenvolviam um importante trabalho de articulação política em prol do fortalecimento da agricultura familiar e camponesa nas comunidades próximas de Canoa de Dentro.

A construção da casa de beneficiamento de frutas é resultado do trabalho desenvolvido pelas mulheres em parceria com o Coletivo Regional das Organizações de Agricultores e Agricultoras do Cariri, Curimataú e Seridó Paraibano (Coletivo Regional), juntamente com o Patac.

O desenvolvimento desse trabalho também faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo projeto Água no Semiárido - Fase II, que tem apoio da Petrobras. O projeto tem como objetivo principal contribuir para a conquista da segurança alimentar e nutricional, com a melhoria da renda e qualidade de vida, das famílias agricultoras do Semiárido paraibano. Tendo como prioridade, o trabalho com jovens e mulheres da região.

A organização do evento estima a presença de cerca de 100 pessoas. Na programação, além do momento de inauguração da casa, será realizada a apresentação das experiências de beneficiamento e comercialização de frutas nativas e adaptadas do grupo. No fim da atividade também será servido um saboroso almoço tipicamente regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...