27 de maio de 2014

ARTICULAÇÃO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO (ASA PB) PARTICIPA DE EVENTO DO INSA


Com o objetivo de Promover uma discussão ampliada sobre a busca de sustentabilidade de modos de vida no  semiárido brasileiro, considerando experiências vivenciadas de cuidado e solidariedade na região, A União Europeia com o apoio do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Concern Universal e Cunhã Coletivo Feminista, além de outras organizações,  realizará um seminário com  o tema ‘ Na busca da sustentabilidade de modos de vida no semiárido brasileiro’  Intercâmbio de experiências de cuidado e solidariedade.
O  evento acontecerá nesta quarta e quinta (28 e 29) respectivamente, no auditório do INSA. Na sexta-feira (30) ainda será realizada a oficina“Elaboração de relatórios e sistematização” para as organizações convidadas que tem projetos com a União Europeia.
A abertura será realizada às 9h (amanhã), com uma mesa de boas-vindas, onde estarão representadas as organizações promotoras do evento, apresentando a finalidade do seminário e metodologia para o intercâmbio das experiências que estão sendo co financiadas pela união européia e também  outras experiências vivenciadas no semiárido brasileiro, a exemplo das ações desenvolvidas pela Articulação do Semiárido Paraibano (ASA PB).
Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB) participará do evento e  apresentará experiências de convivência com o semiárido. No primeiro dia, (28), serão partilhadas  quatro experiências, Rede água: Manejo sustentável dos recursos hídricos focando as estratégias de estocagem de água e nossa interação com as políticas publicas com os programas Um milhão de cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2); Rede Sementes e ação da ASA-PB na luta pela preservação e  o resgate das sementes nativas, mais conhecidas na Paraíba como Sementes da Paixão; Fundos Rotativos Solidários: Estratégia presente em diversas comunidades do Semiárido paraibano que vem contribuindo para autonomia de diversas famílias e Criação animal - estratégia de armazenamento de  alimentação para criação animal com foco na valorização das plantas forrageiras e nativas da caatinga. 
Já no dia 29, ocorrerá na parte da tarde, às 14h, uma mesa-redonda onde a coordenadora da ONG PATAC e representante da Coordenação Executiva da ASA Brasil e ASA Paraíba, Glória Batista de Araújo, participará da discussão sobre ‘Diálogos sobre as visões de futuro para o Semiárido Brasileiro’. A mesa dialogará com as sistematizações apresentadas pelos grupos de estudos.

Participarão do encontro: representantes da União Europeia, Concern Universal, Cunhã, INSA, ASA-PB e representantes de organizações locais (INSA, ASA, Projeto D. Hélder Câmara, CM8M, UFCG, UEPB Cooperativas Vinculus, Gajuc e Coopagel) que dialogam com as práticas no semiárido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...