21 de março de 2019

Mais de 230 mulheres dos territórios de atuação do Coletivo, do Casaco e do Patac participaram da X Marcha “Pela Vida das Mulheres pela Agroecologia”


O Coletivo das Organizações da Agricultura Familiar, O Coletivo Asa Cariri Oriental - Casaco e a entidade de assessoria Patac, mobilizou mais de 230 mulheres, vindas de diversas partes dos Cariris paraibano (Oriental e Ocidental) para participarem da X Marcha “Pela Vida das Mulheres pela Agroecologia”, realizada em Remígio - PB.

A Marcha é um evento organizado e realizado pelo Polo Sindical da Borborema, e todos os anos consegue levar paras às ruas mais de 5 mil pessoas. O principal objetivo é dar visibilidade ao papel das mulheres camponesas na construção da agricultura familiar agroecológica e denunciar todas as formas de violência contra a mulher.

Esse ano, a atividade aconteceu no dia 14 de março, dia do aniversário de morte da vereadora do Rio Janeiro, Marielle Franco, e trouxe para o debate os altos índices de assassinatos de mulheres negras e pobres, crimes também motivados pelo racismo.

O lema “Pela Vida das Mulheres pela Agroecologia” tem o sentido de expressar que a consolidação da agroecologia se faz considerando e dando visibilidade ao papel das agricultoras camponesas, porém não é só isso, é fundamental atuar na perspectiva da divisão justa do trabalho doméstico e do cuidado, bem como combater e denunciar as diversas formas de violência contra as mulheres.

A mobilização das mulheres também contou com a parceria do Procase, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA e a entidade de cooperação internacional Misereor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...