9 de agosto de 2019

Cooperar visita território da Coletivo/Patac para conhecer tecnologias sociais e auto-organização implementadas pelas famílias agricultoras em parceria com a ASA Paraíba

Agricultora Quitéria apresentando sua produção agroecológica 
Jovem agricultora (filho de Quitéria) fala da sua experiência

Na última sexta-feira, dia (09) a Articulação do Semiárido Paraibano recebeu em um dos seus territórios a visita dos gestores estaduais do Paraíba Rural Sustentável (Cooperar). Além desses, assessorias técnicas de várias organizações da ASA Paraíba, lideranças agricultoras e representantes de outros territórios do Semiárido.

A visita aconteceu no município de Cubatí-PB, região de atuação do Coletivo e do Patac, contemplando assim, uma experiência familiar, na propriedade da família agricultora de Quitéria e Antônio no Assentamento São Domingos e uma experiência comunitária em Capoeiras e Coalhada.

As mais de 20 pessoas presentes puderam visualizar a produção dos alimentos saudáveis no arredor de casa de Quitéria, a partir da tecnologia da segunda água (cisterna do P+2) e do sistema de água servida.

Na experiência comunitária observaram o beneficiamento de alimentos, com degustação dos mesmos, compreenderam a auto-organização comunitária a partir do Fundo Rotativo Solidário, a fabricação das telas para produção de alimentos e conheceram a gestão do Banco de Sementes Comunitário.

Feira Agroecológica – Os visitantes, antes de se dirigirem as experiências tomaram café na Feira Agroecológica de Soledade e conheceram o funcionamento de uma das sete feiras do território do Coletivo. A feira acontece na praça José de Melo, no centro, todas as sextas-feiras, das 6h30 às 10h.

Liderança agricultora Solange apresenta a gestão do Banco de Sementes
Na parte da tarde, na sala de reuniões da Casa de Economia Solidária, aconteceu uma reunião entre os representantes da Rede Água da ASA Paraíba, Antônio Melo e José Camelo da Rocha, entre outros integrantes da Coordenação do Coletivo. Falaram do trabalho que executam nas comunidades rurais espalhadas pelo Estado da Paraíba, e esboçaram o desejo de participar do Projeto Paraíba Rural Sustentável como parceiro das ações que serão implementadas pelo Cooperar nessa nova gestão.

Agricultora Vitória apresenta a maquinas de tela (tecnologia social)
Na ocasião, os técnicos do Cooperar – Elisane Abrantes (gerente de Operações), Flávio Luna (gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação) e Marcos Feitosa (responsável pelo Subcomponente 2b – tecnologias) disseram que toda parceria é bem vida, e que o carro chefe dessa nova linha de atuação do PB Paraíba Rural Sustentável executado pelo Projeto Cooperar, que é vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) será o acesso a água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados para a população rural da região.

Eles enfatizaram, ainda, que o PB Rural irá beneficiar em quatro anos e meio (2019 a 2023), mais de 44 mil famílias de agricultores da zona rural do Estado, o que corresponde a 165 mil pessoas assistidas.

Por fim, as organizações e os representantes do governo estabeleceram diálogo em torno da comercialização dos alimentos agroecológicos da Bodega e da importância desse espaço para as famílias agricultoras de várias regiões do estado da Paraíba, territórios de atuação da ASA PB, que fornecem alimento para esse espaço em Soledade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...