24 de março de 2011

Filhos e pais agricultores se encantam com desenho animado da ASA

Na programação da II Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, realizada em Queimadas, na Paraíba, no último dia 18, foi realizado o lançamento da Série de Desenhos animados da ASA Brasil: Água, vida e alegria no semiárido.

A apresentação da série chamou a atenção das crianças e mães presentes. Dona Jandira, agricultura da Comunidade Santa Cruz, localizada no município de São Vicente do Seridó, comentou sobre a importância de realização de trabalhos como estes, que desenvolvem a atenção das crianças para questões presentes na sua realidade. “É muito bonito! Os desenhos ensinam os jovens e os adultos sobre como devemos cuidar da nossa água, da nossa terra. Deveria ter mais dessas coisas pra gente poder assistir na televisão”, enfatizou a agricultora.

A construção da série teve a participação de 16 estudantes que cursavam a quarta série da Escola Doutor João de Oliveira Campos, na comunidade de Ponto Novo, em Riachão do Jacuípe, na Bahia. As crianças participaram de duas oficinas, nas quais fizeram vários desenhos sobre a realidade vivenciada em suas comunidades e as inúmeras experiências alternativas de convivência com o Semiárido, desenvolvidas por suas famílias. “...elas construíram diversas histórias que serviram como base para a criação do roteiro dos desenhos animados”, informou Francisca Aparecida Firmino, representante da Centro de Educação e Organização Popular (CEOP), que fez a fala de lançamento dos vídeos. O projeto foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da ASA em parceria com a organização Movimento de Organização Comunitária (MOC).

Crianças e alguns adultos continuaram assistindo aos episódios da série, enquanto almoçavam e se preparavam para o retorno à suas comunidades, nos municípios do Semiárido paraibano.


Patrícia Ribeiro
Comunicadora Popular
Patac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...