22 de dezembro de 2010

Depoimentos de Integrantes do Coletivo Regional III

Dona Maria
Meu nome é Maria do Carmo Silva, assentamento Belo Monte. O que foi consolidado lá no assentamento onde eu moro, foi iniciado através de visita de intercâmbio. A começar pela cisterna.
Agente foi assentado em 96. Em 98 agente pegou os projetos de investimento. Em 99 agente construiu as casas e depois o INCRA desprezou nós, ficou todo mundo lá, sem assistência, sem nada. E quando foi em 2003, surgiu a necessidade por água, que agente não tinha reservatório de água. Então agente conheceu as experiências lá da cisterna. Em 2003 foi o primeiro apoio que agente recebeu no assentamento, foi a cisterna de placa.
Antes, é o seguinte, agente teve dia na minha casa da gente passar o dia sem comer porque num tinha água pra cozinhar, lá no assentamento só tinha um poço, mesmo assim de água salgada, agente chegava lá de 6 horas da manhã, já tava aquela filona de gente pra pegar água e voltava sem. A partir daí, graças a Deus, Jesus abriu as portas através da cisterna.
Quando foi em 2007 agente conseguiu um apoio pela Heifer pra criação de ovelha. Seis famílias foram beneficiadas. Em 2008, agente conseguiu apoio pra palma consorciada, não! Em 2007 agente conseguiu um apoio pra reforma de um tanque de pedra que agente tem lá no assentamento. Foi em 2008 também agente conseguiu apoio pra Palma Consorciada e também arame pra fazer o cercado, em 2009. Também agente teve outros apoio.
E a partir desses apoios que agente recebeu pelo Coletivo, graças a Deus as portas de Deus se abriu pra nós. Porque hoje agente, mesmo que agente num tenha água, mas agente pode vender uns animais e buscar num carro pipa e tem água em casa e graças a Deus melhorou, quer dizer, eu num digo nem 100% eu digo 1000%. Também o banco de sementes que é uma das coisas muito boas na comunidade que existe o banco de sementes e agente conseguiu também em 99 que foi ainda com a CPT de Campina Grande, mas teve uma parada, que agente não, na verdade agente se afastou um pouco e depois que agente conheceu o PATAC e o Coletivo, aí as coisas funcionou.
Sobre oO fundo rotativo agora agente só ta repassando as criações de ovelha, porque as palmas e os arame vai ser agora, a partir de 2010. Seis famílias foram beneficiadas em 2007 e hoje em 2010 já tem mais 5. Quer dizer, 2009 e 2008 uma pessoas recebeu o repasse, 2009, e agora 2010 três famílias recebeu o repasse, ao todo nós temos 11 famílias no projeto e agora no início de 2010 agente vai ter o repasse de palma e de criação também.
Dia 16 de outubro teve o aniversário do Fundo Rotativo Solidário de Criação, foi muito bom, teve muita gente que participou e para o ano agente vai fazer melhor ainda, se Deus quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...